Companheiro de quarto na Albiceleste desde a juventude e amigo íntimo de Lionel Messi, Sergio 'Kun' Agüero é o encarregado de levar a alegria à 'Scaloneta' na Copa do Mundo do Catar. Nesta quinta-feira, há um ano, ele teve que se aposentar do futebol devido a um problema cardíaco.
'El Kun' anunciou isso em 15 de dezembro em meio às lágrimas. Tinha 33 anos e poucos meses antes havia decidido voltar ao campeonato espanhol, onde foi destaque do Atlético de Madrid antes de reinar durante uma década no Manchester City.
Agüero assinou com o Barcelona com o objetivo de jogar ao lado de seu querido Messi. Mas desde o primeiro momento a sorte escapou de suas mãos. Não chegou a usar a camisa do Barça ao lado do amigo, que assinou de forma surpreendente com o PSG, naquele que foi um dos momentos mais complicados do clube catalão nos últimos anos.
Ele disputou apenas cinco jogos com o Barcelona. Primeiro foi interrompido por uma lesão muscular e quando voltou, no dia 30 de outubro, sofreu uma arritmia cardíaca durante um jogo contra o Alavés. O argentino foi levado a um hospital e inicialmente faria um tratamento de três meses. Mas os médicos o aconselharam a abandonar a carreira e ele aceitou.
- Acesso privilegiado -
Nesse mesmo 2021, 'Kun' fazia parte da seleção argentina que pôs fim ao jejum de quase três décadas sem títulos ao vencer a Copa América, ponto de partida para os dias de glória da 'Scaloneta' que poderá ter seu ápice no domingo na final contra a França.
Longe de entrar em colapso após a aposentadoria, neste ano fora do futebol o 'Kun' aprendeu a aproveitá-lo de uma maneira diferente. Em Doha, com acesso privilegiado à sua seleção, o ex-jogador está por toda parte: ele mesmo aparece como mediador nos vestiários durante a briga que desencadeou a frase que ficou famosa "O que você está olhando, bobo?" de Messi direcionada ao gigante holandês Wout Weghorst após a vitória nas quartas de final. Ele também apareceu abraçando um grupo de crianças em um shopping e dançou com elas ao ritmo africano.
Desde que desembarcou no Catar, já havia dado o que falar nas redes sociais, ao mostrar com bom humor seu descontentamento por ter que embarcar em um avião cheio de brasileiros eufóricos.
- O 'streamer' Aguero -
Transformado em 'streamer', realizou na capital do Catar um animado bate-papo com antigos companheiros da seleção espanhola como Sergio Busquets, Rodri e Ferran Torres, a quem provocou por sua relação com a filha do então técnico da 'Roja', Luis Henrique.
O mesmo aconteceu com Messi, que fez sua estreia nesse programa com o amigo, numa célebre conversa em que participou 'Papu' Gómez, defendendo a sua semelhança com David Beckham.
"Sou honesto, você não tem nada a ver com ele. Se você pensa que é o Beckham, estamos ferrados", disse 'Kun', seguido pelas risadas de Messi.
Ele ainda teve que sair em defesa do ex-parceiro nas redes sociais quando o astro foi ameaçado pelo boxeador mexicano Canelo Álvarez por pisar acidentalmente na camisa da seleção mexicana após a vitória da Argentina por 2 a 0 na primeira fase.
E na terça-feira, depois de vencer as semifinais contra a Croácia (3-0), Messi foi pego de surpresa ao encontrar o amigo que lhe entregar o troféu de melhor jogador da partida.
Horas depois, 'La Pulga' voltaria à concentração, seu primeiro grande torneio sem dividir o quarto com Agüero, embora sua alegria esteja bem presente durante a jornada no Catar rumo ao tão sonhado tricampeonato mundial.
* AFP