O Manchester City não tomou conhecimento do Sporting a quem goleou por 5 a 0 em Lisboa e deixou encaminhada sua classificação, a não ser que aconteça uma catástrofe daqui a três semanas na Inglaterra, para as quartas de final da Liga dos Campeões.
Em um primeiro tempo em que só a equipe inglesa parecia existir em campo, o argelino Riyad Mahrez abriu o placar (9), o português Bernardo Silva (17 e 44) e Phil Foden (32) ampliaram e na segunda etapa o atacante Raheem Sterling (59) fechou a goleada. O jogo de volta será no dia 9 de março em Manchester.
"Às vezes jogamos melhor do que o que jogamos hoje no primeiro tempo e terminamos empatados em 0 a 0", admitiu Silva, eleito o homem do jogo depois de marcar os dois gols.
"Você precisa de sorte para marcar tantos gols, mas estou muito feliz com a vitória. Um grande resultado e uma exibição magnífica", acrescentou.
"Sempre o encorajo a marcar mais gols, quando falamos sobre o quão bom ele é como jogador, ele tem tudo, também a capacidade de marcar mais", disse o técnico Pep Guardiola sobre seu jogador.
Quanto ao jogo, o treinador catalão explicou: "Fomos muito precisos na definição. Atacamos bem e defendemos bem com muitos jogadores na frente da bola e punimos no contra-ataque".
"Vimos como o Sporting é bom e acreditem, a diferença entre as duas equipas não é 5 a 0", acrescentou.
- Quatro gols no primeiro tempo -
Como era de se esperar, a equipe de Guardiola começou dominando e levou menos de dez minutos para marcar o primeiro, em uma jogada coletiva que culminou com o chute para o fundo das redes de Mahrez, que o árbitro anulou em um primeiro momento por um suposto impedimento do belga Kevin de Bruyne mas o VAR corrigiu (9).
O gol deu lugar a um tsunami do City, que aos 11 minutos poderia ter marcado o segundo por meio de John Stones mas foi Bernardo Silva quem ampliou, com um poderoso chute de primeira, aos 17 minutos.
Desenfreado, o City nem esperou o intervalo para decretar a vitória. Phil Foden marcou o terceiro após uma boa jogada pela direita de Mahrez (32) e Bernardo Silva deu o toque final contra seus compatriotas, finalizando um cruzamento de Raheem Sterling (44) para as redes.
E o que o VAR deu ao City no primeiro gol foi tirado no início do segundo tempo, quando Silva cabeceou aquele que seria seu terceiro gol, mas o árbitro anulou por impedimento do meia português (50).
O quinto gol veio pouco depois, em uma bomba de pé direito de fora da área de Sterling que entrou no ângulo da baliza defendida pelo espanhol Antonio Adán (59) fechando a goleada.
--- Ficha técnica:
Local: Estádio José Alvalade (Lisboa)
Árbitro: Srdjan Jovanovic (SRB)
Gols:
Manchester City: Mahrez (7), Silva (17, 44), Foden (32), Sterling (58)
Cartões amarelos:
Sporting: Nunes (65), Esgaio (78), Ugarte (83)
Manchester City: Gündogan (74)
Escalações:
Sporting: Antonio Adán - Pedro Antonio Porro Sauceda (Luís Neto 82), Goncalo Inácio, Sebastián Coates (cap), Ricardo Esgaio, Matheus Reis, João Palhinha - Matheus Nunes, Pedro Gonçalves (Manuel Ugarte 51), Pablo Sarabia (Tabata 75) - João Paulo Dias Fernandes (Islam Slimani 75). Técnico: Ruben Amorim.
Manchester City: Ederson - John Stones (Oleksandr Zinchenko 61), Joao Cancelo, Rúben Dias (cap), Aymeric Laporte (Nathan Aké 85) - Bernardo Silva (Liam Delap 85), Rodrigo Hernández (Fernandinho 73), Kevin De Bruyne - Riyad Mahrez, Phil Foden (Ilkay Gündogan 61), Raheem Sterling. Técnico: Josep Guardiola.
* AFP