Portugal desperdiçou a chance de conquistar três pontos ao ceder um empate por 2 a 2 em sua visita à Sérvia, neste sábado, pela segunda rodada do Grupo A das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022.
Os visitantes abriram uma vantagem no placar de dois gols, marcados ainda no primeiro tempo pelo atacante Diogo Jota (11 e 36).
Mas na segunda etapa, os donos da casa reagiram e igualaram, através do atacante Alexander Mitrovic e (46) e do meia Filip Kostic (60).
Os anfitriões, que terminaram a partida com um a menos, após a expulsão do zagueiro Nikola Milenkovic (90 + 2), viram os portugueses reclamarem da arbitragem por não validar o que consideraram um gol de Cristiano Ronaldo no último minuto, quando o atacante da Juventus finalizou e o zagueiro Stefan Mitrovic tirou a bola quando ela cruzou a linha do gol.
Como nas Eliminatórias não há o recurso do árbitro de vídeo (VAR), o juiz holandês Danny Makkelie não validou o lance.
Por conta da reclamação, Cristiano Ronaldo recebeu um cartão amarelo e deixou o gramado visivelmente revoltado.
Com este resultado, os sérvios lideram a chave empatados com quatro pontos com os portugueses, que estão em segundo por conta do saldo de gols. Em seguida estão Luxemburgo (3º, com 3 unidades), Azerbaijão (4º) e Irlanda (5º), sendo que estas duas últimas equipes ainda não pontuaram.
Na próxima terça-feira, a seleção portuguesa viaja para encarar Luxemburgo, que neste sábado bateu a Irlanda por 1 a 0, em Dublin.
Apenas o primeiro classificado de cada grupo das Eliminatórias Europeias garante vaga no Mundial do Catar em 2022, enquanto o segundo terá que disputar um torneio de mata-mata.
* AFP