O Gauchão sub-17 2024 começa neste sábado (21). A dupla Gre-Nal segue com o favoritismo. O Grêmio, que bateu o Inter na decisão do ano passado, é o atual campeão. Do Interior, o Juventude é quem desponta como principal concorrente.
Esta será a segunda edição após a criação do Ranking da FGF para as categorias de base. Lajeado e Inter-SM serão as novidades na competição. Marau e Nova Prata, presentes em 2023, foram rebaixados.
Grêmio e Inter entram em campo pelo campeonato estadual após frustração na Copa do Brasil da categoria. O Tricolor foi eliminado pelo rival ainda na primeira fase. O Colorado caiu na etapa seguinte para o Corinthians.
O Inter, que soma 16 títulos na história, tem Eder Morais na casamata. Dentro de campo, o zagueiro Evertow e os meias Yago Noal e Gabriel Carvalho chamam a atenção.
O Grêmio, com 11 taças, conta com o comando de Itaqui, jogador do clube no fim dos anos 1990 e início dos 2000. O volante Zórtea, o meia Gabriel Mec e o atacante Vini Ferraz são os destaques.
Regulamento
Serão 16 participantes. Na primeira fase, eles foram divididos em dois grupos, com os times se enfrentando dentro da chave em turno único. Os quatro melhores avançam. Quartas, semis e final serão disputadas em jogos de ida e volta. Os critérios de desempate são, em ordem: pontos, vitórias, saldo de gols, gols marcados, cartões vermelhos e cartões amarelos.
Os jogos da primeira rodada
Sábado (23)
- 11h — Gramadense x Sulbrasil
- 15h — Inter-SM x Caxias
- 15h — Apafut x Novo Hamburgo
- 15h — Grêmio x Progresso
- 15h — Inter x Juventude
- 15h — Aimoré x Lajeado
- 15h — Passo Fundo x Panambi
- 15h — Cruzeiro x São Luiz