Se você é assalariado, então o dinheiro que ganha é pago por cumprir seu trabalho, e não pelo número de horas que você trabalha. Mesmo assim, existem alguns locais onde sair mais tarde é um distintivo de honra. Uma cultura que tem consequências desastrosas para a saúde mental e física – para não mencionar a produtividade.
Mas, então, como calcular, de forma razoável e realista, quanto horas você deve trabalhar? Afinal, é improvável que sua lista diária de tarefas seja sempre concluída. Por outro lado, quais são os sinais de que está trabalhando horas demais?
- SE OCUPAR DEMAIS COM “FALSO TRABALHO”
Se você está envolvido em algum trabalho intelectual ou na produção de conhecimento, precisa manter sua concentração nas tarefas. Se o sucesso de um projeto específico exige um longo dia de trabalho, você pode redobrar o esforço para executá-lo. Só que, quando faz isso, geralmente prejudica a sua energia de trabalho dos dias úteis subsequentes.
Sempre que você trabalha com muito empenho e por muitas horas seguidas, posteriormente haverá o aumento daquilo que eu apelidei carinhosamente de “falso trabalho”. É quando você se senta em sua mesa e faz coisas que parecem trabalho, mas não são. Você organiza alguns papéis ao seu redor. Você visita alguns sites. (Ler este artigo pode ser um tipo de trabalho falso…) Você pega o celular e é sugado pelas redes sociais.
Fazer um pouco de “falso trabalho” é comum, principalmente quando você faz a transição de uma tarefa para outra. Mas quando você trabalha por muitas horas, acaba percebendo que uma proporção cada vez maior do seu tempo envolve se ocupar com coisas que não são relevantes para o trabalho que você deveria estar fazendo. Esse é um bom sinal de que você precisa trabalhar menos horas.
- SENTIR-SE POUCO CRIATIVO
Muito do seu trabalho provavelmente envolve a resolução de novos problemas. É mais fácil fazer algo quando a resposta já é conhecida. Mas muitas vezes você precisa encontrar uma maneira inédita de sair do problema. Afinal, você está sendo pago para realizar um trabalho que também exige sua criatividade.
Quando você trabalha muitas horas, é provável que ache difícil mais difícil chegar a soluções realmente criativas. À medida que você fica mentalmente cansado, pode ter dificuldades de manter em mente todos os elementos de uma questão. Seus pensamentos tenderão a pipocar de uma coisa para outra. Como resultado, você ou ficará preso nesse quebra-cabeça, ou vai ficar cansado e recorrer a uma solução já testada e comprovada. De qualquer forma, esse é outro bom sinal de que você deveria deixar o trabalho um pouquinho de lado e fazer outra coisa.
- IR MAL NO TESTE DE LEITURA
Manter-se concentrado é cansativo. Mesmo se você estiver dormindo o suficiente (embora haja uma boa chance de que você não esteja), seu trabalho o esgotará fisicamente. Existe uma maneira fácil de determinar se seu corpo precisa de uma pausa – e leva apenas 10 minutos.
Pegue um livro ou artigo que explique um conceito complexo que você precisa entender para o trabalho. (Em geral, você deve ter sempre à mão uma lista de coisas sobre as quais deseja aprender, porque expandir sua gama de conhecimentos é crucial para manter o pensamento afiado.) Leia durante 10 minutos.
Se você conseguir ficar acordado e reter o que leu depois de 10 minutos, está indo bem. Se você está adormecendo ou sente que sua mente está vagando apenas alguns minutos após o início da leitura, então é hora de fazer uma pausa. Reduza as horas que você está trabalhando para que você possa passar neste teste de leitura na maioria das vezes em que você o fizer.
O post Esses 3 sinais indicam se você está trabalhando além da conta apareceu primeiro em Fast Company Brasil | O Futuro dos Negócios.