A cor influencia nossas vidas muito mais do que imaginamos. Estudos acadêmicos comprovam que a cor é uma poderosa ferramenta psicológica e afeta a maneira como sentimos e percebemos o mundo ao nosso redor. No ambiente de trabalho, elas podem contribuir para melhores resultados e uma melhor relação entre os funcionários. À medida que as empresas traçam estratégias para o retorno ao escritório, também avaliam como a cor influenciará a produtividade e a cultura corporativa.
PRINCÍPIOS DA PSICOLOGIA DAS CORES
Quando somos expostos a uma cor, o cérebro e o sistema endócrino recebem um estímulo e liberam hormônios por todo o corpo. Esse processo provoca uma resposta rápida e nos faz sentir de determinada maneira. De acordo com um estudo realizado pelo Institute for Color Research, fazemos um julgamento subconsciente sobre determinado objeto, pessoa ou ambiente 90 segundos após vê-lo pela primeira vez. Entre 62% e 90% dessa avaliação é baseada apenas na cor.
Além da psicologia das cores, também existe a cromoterapia, uma terapia complementar que propõe a cura através da exposição à cor. Pesquisas recentes estudam a redução dos níveis de estresse e ansiedade com uma rotina de relaxamento de cromoterapia. Também há evidências de que a maneira como percebemos as cores muda dependendo da estação do ano. Portanto, é importante considerar como essa percepção influencia nossos sentimentos.
Amarelo gera sensação de felicidade e melhora o humor (Crédito: Jimmy Tompkins/ Unsplash)
O ESCRITÓRIO DO FUTURO
Hoje, o conceito de “escritório do futuro” é muito diferente de um ano atrás. As necessidades e prioridades dos funcionários mudaram. Estudos apontam que o bem-estar, a flexibilidade, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e a cultura da empresa estão em primeiro lugar nas prioridades do trabalhador moderno. Embora sejam, aparentemente, aspectos relacionados à organização, à arquitetura e ao design do ambiente, eles desempenham papel importante na forma como os funcionários reagem, respondem e compreendem as tarefas do dia a dia.
A cor é utilizada em vários setores, como marketing e design gráfico, para causar diferentes reações no público. Já no ambiente de trabalho, pode ser usada como ferramenta para provocar respostas emocionais específicas, de modo a encorajar e atender às necessidades dos funcionários.
- Verde: As cores mais importantes para o ambiente de trabalho são aquelas que têm fortes relações com a natureza. Isso não se limita ao verde, mas a uma variedade de cores que encontramos nela. Ele provoca uma sensação de abundância e está associado à paz, conforto e segurança. Essa associação ajuda as pessoas a se sentirem com mais energia e protegidas.
- Azul: Assim como o verde, o azul é uma cor que remete à natureza. Provoca uma sensação de calma e serenidade e é frequentemente associado à tranquilidade, segurança e ordem.
- Amarelo: Esta cor estimula a emoção, o que a torna a escolha ideal para as indústrias criativas. Também gera sensação de felicidade e melhora o humor. Apesar de ser uma cor tão viva e brilhante, o amarelo funciona bem em escritórios localizados em áreas mais frias e chuvosas, pois traz mais energia ao ambiente.
- Cinza/ cores neutras: As cores neutras são ótimas tanto para o escritório quanto para casa. Tons neutros podem representar qualquer coisa, desde paz e calma até integridade e confiabilidade.
A cor azul é associada à tranquilidade, segurança e ordem
Como regra geral, cores que remetem à natureza são sempre uma boa opção, especialmente porque o bem-estar no trabalho se tornou uma prioridade. Verde e azul, ou mesmo uma combinação dos dois, relaxam, diminuem a ansiedade e nos fazem sentir mais à vontade. Cores mais quentes geralmente transmitem sensação de ânimo e funcionam bem em regiões frias e chuvosas. Dependendo de onde o escritório está localizado, designers devem priorizar cores e tons que atendam essas necessidades.
Empresas que desejam aumentar a produtividade devem buscar oportunidades que incorporem a natureza como parte de sua paleta de cores, seja por meio de estações de trabalho móveis, decoração com plantas, paredes verdes ou oferecendo acesso à luz solar e ao céu. Também é importante considerar as atividades específicas que ocorrerão nos diferentes ambientes.
Uma sala de reunião ou de brainstorming, por exemplo, pode ser decorada com cores “felizes” para incentivar a conversa e a troca. Lounges, por sua vez, podem ter cores e materiais mais escuros e suaves para gerar sensação de relaxamento. Nas estações individuais, o ideal é que os funcionários tenham algum nível de flexibilidade de personalização. Isso contribui para a produtividade e a satisfação no trabalho.
Cores quentes transmitem sensação de ânimo e funcionam bem em regiões frias (Crédito: Max Vakhtbovych/ Pexels)
Embora o tão esperado retorno ao escritório venha sendo um assunto frequente desde o início da pandemia, muitos de continuarão trabalhando remotamente ou seguirão em um modelo híbrido. Com isso em mente, é fundamental considerar como as cores são trabalhadas também em casa.
Para alguns, as estações de trabalho no home office são muito diferentes do que estamos acostumados a ver no escritório. Isso se deve, em grande parte, à necessidade de separar o trabalho da vida pessoal. Por outro lado, escritórios cujo design atende com sucesso às necessidades e desejos emocionais de seus funcionários podem apresentar semelhanças impressionantes com os ambientes de trabalho remoto que foram criados em suas próprias casas.
O consenso é que as cores influenciam diretamente o apelo visual de um ambiente ou de marca. Conforme as empresas em todo o mundo estudam as necessidades do funcionário moderno, o design do ambiente de trabalho será a manifestação física dessa tendência, por meio do uso estratégico de cores, materiais e móveis.
O post Como a cor do escritório vai influenciar seu retorno ao trabalho apareceu primeiro em Fast Company Brasil | O Futuro dos Negócios.