Já faz mais de dois anos desde a última vez que os funcionários das gigantes de tecnologia dos EUA trabalharam presencialmente. Como a maioria dos que trabalham no computador, desde o início da pandemia essas pessoas passaram uma quantidade significativa de tempo trabalhando de suas casas. Mas aqueles que tinham esperanças de manter esse esquema para sempre ficarão desapontados. Algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo anunciaram um retorno obrigatório ao escritório, segundo a revista Deadline. Dentre elas, estão:
- Alfabeth (Google): A partir do dia 4 de abril, os funcionários precisarão trabalhar presencialmente pelo menos três dias por semana.
- Apple: A partir de 11 de abril, os funcionários terão que trabalhar no escritório pelo menos uma vez por semana. Depois do dia 23 de abril, serão três dias por semana.
- Meta (Facebook): A empresa informou que os funcionários precisarão voltar ao trabalho presencial no dia 28 de março, a menos que solicitem adiamento antes disso.
- Microsoft: Até 28 de março, os funcionários terão que migrar para um modelo de trabalho híbrido combinado individualmente com seus gerentes.
No entanto, algumas empresas de tecnologia não estão obrigando o retorno. Tanto o Twitter quanto o Reddit anunciaram que os funcionários que desejarem poderão trabalhar permanentemente em home office. A Amazon disse que os funcionários podem escolher onde trabalhar. Seu CEO, Andy Jassy, já havia
admitido anteriormente que “em uma empresa do tamanho da nossa, não existe uma abordagem única sobre como cada equipe funciona melhor”.
Embora as movimentações do Twitter sugiram que a empresa concorda com essa política, o CEO, Parag Agrawal, já alertou que “o trabalho distribuído será muito, muito mais difícil”.
O post Adeus home office? Gigantes da tecnologia determinam volta ao trabalho presencial apareceu primeiro em Fast Company Brasil | O Futuro dos Negócios.