Dados divulgados na última segunda-feira (10), pela empresa DappRadar, apontam que as vendas de tokens não fungíveis (NFTs) atingiram cerca de US$25 bilhões em 2021. O valor representa um salto gigantesco em relação ao ano anterior, quando não passou dos US$ 94 milhões. As vendas atingiram o pico em agosto, depois caíram em setembro, outubro e novembro, antes de subirem novamente em dezembro, mostraram os dados do maior mercado de NFT, o OpenSea.
Evolução das vendas de NFTs, por bimestre, em dólares (Crédito: DappRadar)
Há menos de um ano, a GameStop — varejista do mercado gamer americano — chocou o setor especulativo com um aumento astronômico das suas ações, de uma hora para outra. Agora, a empresa volta às manchetes com mais um anúncio.
A marca, criada nos anos 1980 com o intuito de vender consoles, acessórios e jogos em lojas físicas, entrará para o mercado das criptomoedas e dos NFTs. A informação é, originalmente, do Wall Street Journal. O anúncio seria parte de uma estratégia da empresa, após virar meme com o crescimento vertiginoso — e mal explicado — de suas ações na Bolsa de Nova Iorque.
De acordo com a reportagem, a varejista contratou mais de 20 pessoas para administrar uma nova unidade que construirá um hub digital para compra, venda e negociação de NFTs. Os itens envolvidos nas transações seriam itens para os avatares usarem nas missões, como armas e roupas. A empresa já teria, inclusive, começado contato com empresas de criptografia para trocar conhecimento e desenvolver jogos hospedados com tecnologia blockchain. O anúncio marca um grande turning point na história da empresa de 38 longos anos.
NÃO PARA POR AÍ
Nas últimas semanas, grandes desenvolvedores de videogames, como Ubisoft e Square Enix (desenvolvedora de Final Fantasy) fizeram incursões em NFTs. E, de acordo com o report anual da empresa CoinDesk, os jogos foram a terceira aplicação mais financiada da tecnologia blockchain, arrecadando um recorde de US$ 3 bilhões de investidores.
Mas a GameStop não é a única empresa a se reinventar com criptomoedas: a varejista de eletrônicos RadioShack anunciou que desenvolverá uma plataforma de troca de criptomoedas junto com um token próprio. Pegar o bonde parece ser uma estratégia atual para empresas com uma longa história e que precisam se reinventar para não sumirem de vez.
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